Agendamento

Dúvidas Frequentes

Algum valor é cobrado pelos kits antes ou depois da instalação?

Não. O kit da parabólica digital e a instalação são totalmente gratuitos. Nenhuma taxa é cobrada antes, durante ou depois do processo. O programa é 100% gratuito.

Quais são os meus benefícios com a troca da parabólica?

Imagem e som de alta qualidade, acesso a mais de 100 canais gratuitos.

Como me prevenir de golpes ou cobranças indevidas?

Os instaladores não utilizam uniforme da EAF ou Brasil Antenado, mas você pode pedir a identificação do profissional no momento da visita. Nunca pague qualquer valor, seja em dinheiro, boleto, depósito ou Pix.O kit e a instalação da parabólica digital são 100% gratuitos. Se alguém tentar cobrar por qualquer serviço relacionado, recuse e denuncie. Em caso de dúvida, entre em contato com nossos canais oficiais de atendimento.

Esse programa é ligado ao governo?

Sim. É um programa oficial da EAF, por meio do Ministério das Comunicações e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Ele foi desenvolvido para garantir que as famílias inscritas no CadÚnico tenham acesso a parabólica e com isso, sinal de qualidade, de forma gratuita e segura.

Quem pode participar do programa?

Famílias inscritas no CadÚnico e que fazem parte de uma das 323 cidades do programa Brasil Antenado e que nunca receberam uma antena parabólica digital.

Onde posso adquirir os equipamentos da nova parabólica digital?

Os equipamentos estão à venda em lojas de eletrônicos e em lojas online. O ideal é procurar por um instalador, também chamado de antenista ou anteneiro, que poderá orientar sobre os equipamentos mais adequados para sua residência. Geralmente, esse é o mesmo profissional que faz a instalação dos equipamentos.

Quando a mudança vai acontecer na minha cidade?

Você pode consultar nesse link as fases do programa Brasil Antenado e ver quando o programa começa e termina na sua cidade. [link]

Já possuo uma antena parabólica, mas tenho direito ao kit e compartilho com várias TVs, de outros familiares, mas no mesmo imóvel ou terreno. O kit gratuito vai funcionar em todas as TVs?

O kit gratuito é composto por uma parabólica digital e um receptor, além do controle remoto e dos cabos para conexão em um aparelho de TV. Para distribuir o sinal da nova parabólica digital para outros aparelhos de TV, será necessário adquirir um receptor para cada televisor, que já estão disponíveis em lojas de eletrônicos ou pela internet. Porém, é importante informar que, se houver muitos televisores conectados à mesma antena, será necessário instalar um amplificador de sinal. Se este é o seu caso, recomendamos que procure por um instalador para avaliar e recomendar a solução mais adequada.

Preciso comprar uma televisão nova?

Não é necessário trocar o aparelho de TV. Todos os modelos de TV, até mesmo os mais antigos, podem ser conectados ao receptor da nova parabólica digital.

Há novos canais disponíveis nesta nova tecnologia de transmissão?

É possível que encontre novos canais disponíveis em sua região, pois muitas emissoras locais passaram a transmitir sua programação para a nova parabólica digital, e antes não transmitiam para a parabólica tradicional. Acesse esse link e conheça todos os canais disponíveis para a nova parabólica digital.

Quem tem direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital?

Têm direito à instalação gratuita às famílias inscritas no CadÚnico e que estão em algum das 323 cidades que o programa vai passar. Para saber se têm direito à instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital, ligue para 0800 729 2404 ou acesse o link. Caso tenha direito e o agendamento já estiver liberado para sua cidade, já poderá fazer a solicitação.

Posso fazer a retirada do kit em algum lugar?

Não, o beneficiário que tem direito à instalação do kit gratuito deve fazer o agendamento pelo número 0800 729 2404 ou pelo site brasilantenado.org.br. Os instaladores vão até a residência dos beneficiários no dia agendado.

O que vem no kit gratuito com a nova parabólica digital?

O kit gratuito é composto por uma parabólica digital, um receptor, um controle remoto com pilhas e os cabos necessários para conectar os equipamentos ao televisor.

Onde encontro meu NIS?

Para verificar qual é seu NIS ou realmente se está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) – base de dados de famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal – acesse o o link https://cadunico.dataprev.gov.br/#/ e siga as orientações descritas neste site.

Como sei se faço parte de algum programa social do Governo Federal?

Quem faz parte de algum programa social do Governo Federal está inscrito no Cadastro Único, (CadÚnico) – base de dados de famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal. Para saber se faz parte do Cadastro Único, acesse o o link https://cadunico.dataprev.gov.br/#/ e siga as orientações descritas neste site.

Tenho cadastro único e não possuo antena parabólica, tenho direito ao kit?

Sim. Se você fizer parte da uma das cidades das fases 1, 2 e 3, terá o direito.

A distribuição está sendo realizada pelo governo?

A instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital está sendo realizada pela EAF, entidade não governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações em parceria com o Ministério das Comunicações.

Tenho duas TV's, terei direito a dois kits?

Não, cada família inscrita em programas sociais do Governo Federal que tenham uma parabólica tradicional instalada e funcionando tem direito a apenas um kit gratuito.

Já tenho um conversor integrado a minha TV. Tenho direito ao kit completo ou somente a antena?

Todos os beneficiários que cumprem com os critérios exigidos têm direito à nova parabólica digital e a um receptor, além do controle remoto e dos cabos necessários para correta instalação.

Por quais canais consigo saber se minha cidade fará parte de alguma das fases do programa Brasil Antenado?

A forma mais prática é pelo nosso site. Mas pode entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404. Nossa equipe de atendimento dará toda orientação necessária.

Como funciona o agendamento?

Ao entrar em contato pelo 0800 729 2404 ou aqui pelo site, você responderá a um questionário para identificar se tem direito ao kit. Após essa etapa, você será direcionado para um de nossos atendentes e escolherá uma data para que o técnico vá até sua residência, verifique a existência da parabólica tradicional instalada e em funcionamento e já faça a substituição dos equipamentos.

Não consigo fazer o agendamento pelo site. O que devo fazer?

Entre em contato com nossa equipe pelo 0800 729 2404.

Posso agendar dia e horário para visita técnica?

Caso tenha direito à instalação gratuita, você poderá escolher apenas o dia da instalação de acordo com a disponibilidade de nossos instaladores, que será informada no momento do agendamento.

Não tenho telefone celular. Posso usar o número de outra pessoa?

Sim, desde que a pessoa autorize e tenha ciência você pode indicar o número de celular de outra pessoa, pois poderemos fazer contato por SMS ou Whatsapp. Caso as mensagens não sejam respondidas, o agendamento será cancelado. Para reagendar, será necessário fazer novo contato com nossa equipe de atendimento.

Não poderei receber o técnico no dia agendado. O que devo fazer?

Entre em contato com nossa equipe de atendimento pelo número 0800 729 2404 para solicitar nova data de instalação.

Eu mesmo posso fazer a instalação?

Os kits gratuitos devem ser instalados pelos técnicos ligados a EAF. Caso adquirida seu kit em lojas de eletrônicas ou pela internet, recomendamos que procure por um profissional capacitado para fazer a instalação. O procedimento é simples, mas exige conhecimento técnicos para posicionar a parabólica de maneira correta e apontá-la na direção do satélite, além de treinamentos e equipamentos para subir no telhado com segurança.

Às vezes, minha TV falha e perde a imagem e o som. O que pode estar acontecendo?

Muitas falhas técnicas ocorrem por causa de falhas na instalação. Um dos motivos mais comuns são os cabos não estarem bem presos aos equipamentos. O primeiro passo é verificar se os cabos estão conectados corretamente na TV e no receptor. Outro motivo bastante comum é o envelhecimento dos cabos. Com o passar do tempo, eles ficam envelhecidos, podem ressecar e perder suas características originais. Recomendamos que procure por um instalador também chamado de antenista ou anteneiro para verificar as condições de sua instalação e, se necessário, fazer a substituição dos cabos.

Quando chove, o sinal fica ruim e às vezes até é interrompido. Por que isso acontece?

Isso pode acontecer quando há uma barreira eletromagnética entre o satélite em órbita e a parabólica no telhado de sua casa. Uma tempestade ou nuvens muito carregadas pode se tornar uma barreira e dificultar a recepção do sinal. Mas esse é um problema passageiro.

O sinal da TV parou de funcionar após a instalação. O que devo fazer?

Até 90 dias após a instalação, você pode entrar em contato com nossa central de atendimento pelo número 0800 729 2404. Após este período, recomendamos que procure por um instalador, também chamado de antenista ou anteneiro. Caso seja identificado problema no receptor, o fabricante do equipamento deve ser acionado através dos canais de atendimento informados abaixo. O prazo de garantia é de 1 (um) ano para o aparelho receptor.

Quando a minha cidade vai receber a nova parabólica digital?

O programa é dividido em três fases. Confira abaixo o calendário por região. A lista completa das cidades atendidas está disponível no nosso site, na seção "Saiba se sua cidade está participando do programa". Fase 1 (14/07/25 a 12/10/25): 77 municípios – PI, PA, RN, CE, MA, PE Fase 2 (13/10/25 a 11/01/26): 138 municípios – TO, PA, RR, PI, MA Fase 3 (12/01/26 a 12/04/26): 108 municípios – ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO

Como funciona o agendamento da instalação?

O agendamento é feito exclusivamente pelo WhatsApp oficial do programa. No nosso site, você encontra um botão que leva direto para o número de atendimento. Basta clicar, iniciar a conversa e seguir as orientações.